Fatos do dia

1662 - Morreu aos 39 anos o filósofo, escritor e matemático francês Blaise Pascal.

1692 - Cinco mulheres e um clérigo de um povoado em Massachusetts (EUA) foram executados depois de terem sido acusados de bruxaria. O caso ficou conhecido como Julgamento das Bruxas de Salém.

1934 - Adolf Hitler, chanceler da Alemanha e líder do Partido Nacional Socialista, foi eleito presidente do país.

1936 - O escritor Federico García Lorca, autor de Bodas de sangue, foi assassinado durante a guerra civil espanhola, aos 38 anos.

1953 - Os Estados Unidos apoiaram o golpe que derrubou o primeiro-ministro do Irã, Mohammad Mossadeq. O general Zahedi assumiu o poder.

1976 - Uma bomba explodiu na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro. Outra bomba, que não chegou a explodir, foi encontrada na Ordem dos Advogados do Brasil, também no Rio. A Aliança Anticomunista Brasileira assumiu os atentados.

1978 - A imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi restaurada. Ela estava quebrada desde uma tentativa de roubo, em maio do mesmo ano.

1979 - Os cosmonautas soviéticos Vladimir Lyakov e Valery Ryumin bateram o recorde de permanência no espaço: 175 dias.

1981 - A emissora paulista TVS, do empresário Silvio Santos, entrou no ar.

1994 - O cientista americano Linus Pauling, vencedor de dois prêmios Nobel, morreu aos 93 anos.

2003 - Morreu aos 55 anos o diplomata Sérgio Vieira de Mello, chefe da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque. Ele foi vítima da explosão de um caminhão-bomba que destruiu parte do quartel-general da ONU no país. Dezessete pessoas morreram no ataque.

2004 - Foi ao ar o comercial de despedida do Garoto Bombril, imortalizado pelo ator Carlos Moreno. Ele foi criado em 1978 pelos publicitários Washington Olivetto e Francesc Petit para as propagandas da marca de palha de aço.


Outras Datas


TV CURIOSO

O Guia dos Curiosos